Atualização do Cluster/UFV
Prezados(as),
foram 9 dias de muito trabalho e dedicação para concluirmos a manutenção preventiva no hardware e também o processo de atualização e upgrade do sistema operacional do nosso cluster.
É com muita satisfação que informamos que o cluster encontra-se disponível novamente.
E trazemos boas notícias. O cluster contará agora com mais 4 nós de cálculo, somando mais poder de processamento. Cada um destes novos nós possuem 64 cores e 384 GB de RAM.
Agora teremos 25 nós de cálculo. E isso só foi possível com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), juntamente com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) que tem trabalhado incansavelmente no intuito de prover as melhores condições técnicas visando à melhoria da eficiência nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa de toda a UFV.
Nosso cluster agora conta com:
- 1 Head Node (jupiter)
- Processador AMD Opteron (16M Cache, 2.3 GHz, 32 cores)
- 64 gigabytes de memória RAM
- 100 terabytes de armazenamento (HD)
- 1 Storage (urano)
- 2 processadores Intel(R) Xeon(R) (12M Cache, 2.66 GHz,6 cores, 12 threads)
- 48 gigabytes de RAM
- 98.2 terabytes de armazenamento (HD) em RAID 6
- 25 Nós de cálculo
- Totalizando 816 núcleos de processamento e 3 terabytes de RAM
- Sendo um dos nós voltado a processamento gráfico GPU com:
- 2 GPU’s Tesla C2050. Cada GPU possui:
- 448 núcleos CUDA
- 1,15 GHz de frequência dos núcleos CUDA
- 3 gigabytes de memória dedicada GDDR5
- Interface de memória de 384-bit
Lembrando que as senhas e usuários continuam os mesmos. Porém, você poderá ter um alerta referente a chave ssh de conexão presente em sua máquina pessoal. E para tal você deverá remover a entrada antiga.
Para quem usa Linux basta digitar o seguinte comando no terminal de sua máquina pessoal:
ssh-keygen -f “/home/$USER/.ssh/known_hosts” -R jupiter.dti.ufv.br
Para quem usa Windows, e PuTTY, provavelmente terá que remover a entrada ssh também. O próprio programa irá alertar que a chave mudou, e basta clicar em “Sim” ou “Yes” para aceitar a nova chave ssh.
Essa configuração será necessária apenas na primeira conexão ssh com o júpiter.
O nosso intuito é sempre melhorar a qualidade dos serviços prestados: planejando, implementando e desenvolvendo o cluster de processamento de alto desempenho, em prol da comunidade acadêmico-científica, para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas de alto nível da UFV.
Pedimos desculpas pelo atraso. Apesar de todo planejamento aconteceram diversos imprevistos durante a implantação, nos quais foram gasto muito tempo para identificar o problema e também para aplicar a solução.
Para maiores informações sobre o cluster/UFV acesse o site https://dct.ufv.br/, e qualquer problema ou dúvida nos envie um e-mail para dti@ufv.br.
Agradecemos a compreensão de todos.