Informativo

Artigo publicado em revista científica internacional com trabalho realizado no Cluster/UFV

Publicado na revista interdisciplinar de ciência do solo CATENA, o artigo intitulado Modelling and prediction of major soil chemical properties with Random Forest: Machine learning as tool to understand soil-environment relationships in Antarctica , contou com contribuição de diversos alunos e professores do laboratório de geoprocessamento e pedometria (LabGeo), do programa de Pós Graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP – UFV), dentre eles Rafael G. Siqueira, Cássio M. Moquedace, Márcio R. Francelino, Carlos E.G.R. Schaefer, Elpídio I. Fernandes-Filho, Iorrana F. Sacramento, Roberto F. M. Michel.

Em agradecimento Cássio Marques Moquedace dos Santos, destacou: “Recentemente nosso grupo publicou um artigo no qual foi processado utilizando o cluster. Quero inicialmente agradecer pelo suporte e encaminhar o link do artigo para divulgação do mesmo processado via cluster – UFV. Alunos e professores do laboratório de geoprocessamento e pedometria (LabGeo) do programa de pós graduação em solos e nutrição de plantas (PPGSNP – UFV). Grato pela resposta e complemento que o Cluster tem viabilizado muitas pesquisas no nosso laboratório, especialmente os que demandam elevado poder computacional. Parabéns pelo trabalho de vocês.”

Este estudo foi financiado em parte pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código Financeiro 001. Agradecemos ao Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas – PPGSNP do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Brasil e Programa Brasileiro Antártico (PROANTAR) pelo apoio financeiro e material. Agradecemos também a todos os autores que estavam dispostos a fornecer seus dados, ou até mesmo publicá-los de forma reprodutível , para uso de terceiros. Este trabalho é uma contribuição da Permaclima e grupo TERRANTAR e foi desenvolvido no Departamento de Geoprocessamento e laboratório de Pedometria (LabGeo – UFV) com apoio do Cluster – UFV”.

Em resposta ao Cássio e todos envolvidos no artigo, nós do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Científico – SDC, e toda Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI, parabenizamos pela publicação, e muito mais que isso é a importância do mesmo em contribuição ao avanço científico, portanto estamos orgulhosos de todos envolvidos nesse projeto.

E o sentimento é de muita alegria e gratidão pelo reconhecimento. Estamos trabalhando arduamente todos os dias para que possamos atender da melhor forma possível as demandas da pesquisa da instituição, inclusive temos como meta ampliar esses serviços e lutamos por soluções que possam atender diversas outras demandas que poderão ajudar muito no avanço da pesquisa.

E são por trabalhos como os de vocês que tanto empenhamos em oferecer nosso apoio tecnológico ao meio científico.