Informativo

Artigo publicado em revista científica internacional com trabalho realizado no Cluster/UFV

Publicado na revista global de ciência do solo GEODERMA, o artigo intitulado Machine learning applied for Antarctic soil mapping: Spatial prediction of soil texture for Maritime Antarctica and Northern Antarctic Peninsula , contou com contribuição de diversos alunos e professores do laboratório de geoprocessamento e pedometria (LabGeo), do programa de Pós Graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP – UFV), dentre eles Rafael G. Siqueira, Cássio M. Moquedace, Márcio R. Francelino, Carlos E.G.R. Schaefer, Elpídio I. Fernandes-Filho.

Em agradecimento Cássio Marques Moquedace dos Santos, destacou: “Recentemente nosso grupo publicou um artigo no qual foi processado utilizando o cluster. Quero inicialmente agradecer pelo suporte e encaminhar o link do artigo para divulgação do mesmo processado via cluster – UFV. Alunos e professores do laboratório de geoprocessamento e pedometria (LabGeo) do programa de pós graduação em solos e nutrição de plantas (PPGSNP – UFV).

Este estudo foi financiado em parte pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código Financeiro 001. Agradecemos ao Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas – PPGSNP do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Brasil e Programa Brasileiro Antártico (PROANTAR) pelo apoio financeiro e material. Agradecemos também a todos os autores que estavam dispostos a fornecer seus dados, ou até mesmo publicá-los de forma reprodutível , para uso de terceiros. Este trabalho é uma contribuição do Instituto de Ciência e Tecnologia da Criosfera – Grupo TERRANTAR e foi desenvolvido com apoio do Cluster – UFV”.

Em resposta ao Cássio e todos envolvidos no artigo, nós do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Científico – SDC, e toda Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI, parabenizamos pela publicação, e muito mais que isso é a importância do mesmo em contribuição ao avanço científico, portanto estamos orgulhosos de todos envolvidos nesse projeto.

E o sentimento é de muita alegria e gratidão pelo reconhecimento. Estamos trabalhando arduamente todos os dias para que possamos atender da melhor forma possível as demandas da pesquisa da instituição, inclusive temos como meta ampliar esses serviços e lutamos por soluções que possam atender diversas outras demandas que poderão ajudar muito no avanço da pesquisa.

E são por trabalhos como os de vocês que tanto empenhamos em oferecer nosso apoio tecnológico ao meio científico.