Informativo

Cluster de processamento de dados científicos e tecnológicos ganha novos nós de cálculo

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), por meio do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Científico (SDC) e com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), adquiriu quatro novos nós de cálculo para o cluster de processamento de alto desempenho de dados científicos e tecnológicos da UFV. Basicamente, isto significa que quatro novos supercomputadores (nós) passaram a fazer parte do sistema (cluster) que executa tarefas complexas, relacionadas às pesquisas universitárias, de maneira simultânea ou distribuída e em períodos reduzidos – que poderiam ser de muitas horas, dias ou meses caso fossem executadas por apenas um computador. Com a aquisição, o cluster da Universidade passou a contar com 25 nós de cálculo e uma capacidade de processamento maior e mais rápida.

cluster é usado por estudantes, professores e pesquisadores – com projetos vigentes e registrados na PPG – que trabalham com grandes quantidades de dados científicos e tecnológicos, como os relacionados à extração ou cruzamento de DNA e ao desenvolvimento de vacinas. De acordo com o chefe do SDC, Eliab Coelho Venâncio, agora, o sistema poderá atender a mais demandas; mais integrantes da comunidade universitária e parceiros poderão utilizar o serviço ao mesmo tempo. A aquisição, Eliab destaca, contribuirá com a qualidade e o avanço das atividades de pesquisa da instituição.

Os interessados em conhecer a configuração ou obter mais informações sobre o cluster podem acessar o site do SDC.

Divulgação Institucional

Fonte: https://www2.dti.ufv.br/noticias/scripts/exibeNoticiaMulti.php?codNot=32927&link=corpo